A poluição do solo consiste na presença do lixo que o homem produz. Este lixo resulta dos desperdícios do consumo das pessoas que habitam os grandes centros urbanos ou da prática agrícola extensiva e intensiva.
O lixo depositado nos solos tem sido uma das principais preocupações ambientais das políticas dos governantes visto que o seu crescente aumento contribui para a degradação do solo, das águas superficiais e subterrâneas e o consequente ambiente envolvente. Assim as novas políticas ambientais emergentes tentam combater os lixos de forma a evitar problemas de saúde pública.
Destas politicas, destaca-se o encerramento das lixeiras a céu aberto ou aterros sanitários sem controlo que são substituídos por aterros sanitários apropriados e respeitadores do ambiente.
Uma das politicas que contribui significativamente para a diminuição do lixo é a reciclagem, com grandes ambientais e económicas.
Quanto à poluição de origem agrícola salienta-se a utilização de abusiva de pesticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes e os detritos da criação de animais.
Este vídeo em português mostra várias paisagens contaminadas por desperdícios ou pesticidas e sensibiliza-nos para o seu impacto negativo.
Para mais informações sobre o lixo e seus derivados, consultar este site.